twitter
    @gabrielnazioni

Defina normal...

Proposta de redação da UFRJ - vestibular 2009: "Dissertar sobre a visão a respeito da normalidade/anormalidade"


 A descrição a cerca do que é normal é uma eterna discussão. Algo que se baseia em preceitos de uma sociedade em constante evolução, logicamente também estará em continua metamorfose.  O normal nada mais é do que uma visão subjetiva e contmporânea, dependente da situação e do meio em que se vive. Se hoje  vimos nossas mães saindo para rabalhar achamos isso natural. Entretanto, há alguns anos tal situação causaria escândalo e seria vista como algo anormal.  Esse é um entre muitos exemplos que mostram a fragilidade do termo "normal". A exposição a novas idéias junto a capacidade racional do ser humano, possibilitam uma mudança permanente de conceitos. Mas as coisas não são tão simples como parecem. Para que ocorra mudança, é preciso que antes alguém questione o que está determinado como padrão, e essa é a grande dificuldade. Em time que está ganhando não se mexe, não é mesmo? Contestar o óbvio é arriscado e na maioria das vezes causa estranheza e medo de perder a segurança que já se tem. Com um fluxo grande de informações e uma maior liberdade de expressão, aos poucos essas barreiras vão sendo quebradas com mais facilidade. O surgimento de novas tendências, modas e linhas ideológicas, cada vez mais frequentes, expandem para novas perspectivas e trazem novos olhares. O estranho nada mais é do que aquilo que estamos desabituados a ver. A partir do momento que passamos a conviver com o diferente, percebemos que ele é natural. Por isso, decidir o que é normal é algo tão inconstante como nossos gostos. Tudo é uma questão de costume e adequação na maneira como pensamos e enxergamos as coisas.

(Gabriel Lopes)

E você se acha normal?
[ ]sim [x]não!

9 prefiro comentar:

Felix disse...

Cara, você é normal. Eu iria zoar até altas horas com uma proposta de redação anormal como essa. Sorte a minha que o tema da redação de quando prestei vestibular era Amazônia e meio ambiente.

tamara disse...

tá baum, seu gabriel. nem parece que foi o dono do blog que escreveu. hehe
tô zuando.
menino centrado. se fosse eu, tinha descido o pau. rs
;D

Gabriel Lopes disse...

Felix, o objetivo das universidades hoje em dia é justamente fugir dos padrões 'comuns'. Os vestibulares procuram cada vez mais abordar temas que levem os candidatos à reflexão, que mexam com seus conceitos e valores. Quem sabe assim não construímos uma sociedade com profissionais que interpretam e analisam, ao invés daqueles que apenas passam pra frente o que ouviram ou o que a própria sociedade julga como correto ou normal.


E eu normal? kkkkkkk valeu =P

Gabriel Lopes disse...

Tamara vc viu né, sou mininu baum di Deus uai!
kkkkkkkkkkkkkkk

Valeu pelo coment..sinta a vontade para repetir o ato
ahsahas xP

Felix disse...

Gabriel, mas se isso realmente caísse na miha prova de vestibular, definiria, sem sombra de dúvidas, que normal é a força que a superfíce de um objeto exerce contra um outro objeto sobre si, para impedir que o mesmo afunde na dita cuja.

Isso não deixa de ser uma definição válida, visto que eles mesmos não souberam explicar o que é normal e em que sentido eles pensam que você pensa que eles não pensam que você sabe.

mεlyssa disse...

Resumo?
Tudo não passa de padrões de comportamento.

Quem fica ou quem corre na hora do susto

õ/

Gabriel Lopes disse...

Sábias palavras Mel
=P

Unknown disse...

boa pergunta bem no dia que comentaram que eu não sou normal... rs

Luis Felipe disse...

Olá Gabreil, Lendo esse texto me lembro da música do Raul Seixas, o eterno Maluco Beleza.
"Eu do meu lado aprendendo ser louco, maluco normal..."